Colunas

CIBRACERJ - Colunas - MUDANDO DE CALÇADA (Pr. Elissandro)

MUDANDO DE CALÇADA (Pr. Elissandro)

07/04/2017

Pr. Elissandro Parreiras

 

MUDANDO DE CALÇADA!!

LC 1:30-37

 

Quantos de nós já mudamos de calçada por questões óbvias e não por negligencia?

Quantos de nós já mudamos por indiferenças, interesses pessoais, fuga, negligencia etc...?

Caminhos percorridos por amizade, projeto, certeza, fé, generosidade, princípios etc... Porém nesse mesmo trajeto encontramos problemas “NO” e “DO” caminho. Então precisaremos decidir e na decisão mostraremos quem somos. Veja quem é o teu próximo? Perguntou um especialista da lei a Jesus. A resposta do Mestre vem em forma ilustrativa, 1º um sacerdote (representante sagrado), 2º levita (assistente do sacerdote) e 3º Samaritano (pessoa caridosa).

Por que o sacerdote não socorreu o homem a beira do caminho, vitimado pelos salteadores com aparência de morte? Talvez dissesse: “tenho uma missão imperdível, esse homem deve estar morto, nem tocá-lo posso...” Perceba que mudar de calçada não é tão difícil inclusive vale até usar  função como desculpa para fazer o que deve ser feito. O levita era especialista em ter que carregar “defuntos”, se fosse o caso, todavia tinha algo mais importante a fazer, ele já sabia do trabalho e tempo que teria que investir para cuidar de quem sofre. Entretanto o samaritano não muda de calçada, antes socorre, trata, alimenta, hospeda e paga até a conta sem nada requerer.

Não te parece que deviam ser o sacerdote ou levita a praticar esse exímio ato? Jesus em seguida pergunta ao especialista: Qual dos três te parece ser o teu próximo? O “especialista”, que não aceitava os samaritanos, antes os repudiavam, em seu orgulho não responde “o samaritano”, e diz: O que usou de misericórdia...” Perceba que há dificuldade de assumir e aceitar a verdade. Jesus diz vai e faça da mesma maneira! E você tem mudado de calçada ao longo da sua vida ou socorrido um estranho?

Pense nisso

 

 

Voltar para colunas